Orientação Profissional
É um processo que funciona como ferramenta para facilitar as decisões quanto as possibilidades de escolhas da vida profissional e de desenvolvimento de carreira, da forma mais consciente e assertiva possível.
Quando buscar?
As escolhas profissionais em muitos momentos podem estar permeada de dúvidas, inseguranças, de pensamentos e sentimentos confusos. Seja quando você é estudante do ensino médio ou cursinho e está fazendo sua primeira escolha profissional. Seja quando você é estudante técnico, universitário ou formado e está insatisfeito com a escolha profissional que fez. Seja quando você já está no mercado de trabalho e deseja planejar ou redirecionar a sua carreira. A orientação profissional vem para facilitar suas escolhas nesses momentos.
Quais as vantagens?
Você vai destacar os aspectos que são essenciais para a sua escolha; vai poder se reconhecer diante desse momento da sua vida, observando suas habilidades, influências, motivações, seus interesses, valores; vai aprender sobre as profissões e o mercado de trabalho; e vai compreender sobre como estabelecer critérios para essa e futuras escolhas. Com isso, um caminho de informação e autoconhecimento se constrói para que você possa fazer uma escolha consciente, coerente e autônoma!
Como funciona?
A partir de 12 até 16 sessões de 50 minutos, é realizado um trabalho de conhecimento e integração dos aspectos pessoais, sociais e educacionais da sua vida, assim como de aspectos econômicos e mercadológicos, com o objetivo de fazer você refletir acerca das diferentes possibilidades de escolha ao longo do seu processo.
As sessões podem acontecer com a frequência de uma ou duas vezes na semana, desenvolvidas em 3 etapas. Todos os casos de orientação profissional contam com uma entrevista inicial, na qual busca-se entender sobre a demanda, colher informações sobre o que está sendo buscado e por que. A partir disso é possível traçar um primeiro diagnóstico do problema, apresentar todo o trabalho envolvido no processo de orientação profissional e formular o contrato para início. No caso de pessoas menores de 18 anos de idade, os responsáveis também são chamados para uma entrevista inicial e também para uma entrevista devolutiva ao final do processo.
Todas as etapas são desenvolvidas a partir de técnicas que facilitam o processo, deixam ele mais dinâmico e interativo. Elas visam levantar informações pertinentes à orientação e auxiliar a(o) orientanda(o) a reconhecer e refletir aspectos importantes para a escolha profissional. A orientadora vai mediar e construir junto a você o processo para que você chegue a uma escolha.
Se você quer esclarecer e discriminar aqueles aspectos que podem estar dificultando a sua escolha; quer despertar o seu senso crítico, assim como despertar para as suas potencialidades e começar a elaborar uma identidade profissional autêntica e que faça sentido para você, entre em contato!